Toda a madeira utilizada no FlexDeck é tropical maciça, seca em estufa, obedecendo os padrões internacionais de controle (12-15%). As espécies escolhidas são geralmente de densidades superiores a 800 Kg/m3 – alta densidade – portanto, são espécies duras de alta resistência mecânica e grande durabilidade. Além de secas no processo industrial, tais espécies não são suscetíveis a ataques de organismos xilófagos (cupins, traças e etc).
Extraídas de florestas próprias e sustentáveis, respeitando todos os requisitos legais estabelecido pelo Governo Federal e Estadual, o produto também traz consigo esta responsabilidade.

 

VEJA ESPECIFICAÇÕES

 

Cumaru - FlexDeckCUMARU         | Uso: Interno e Externo

Características Específicas: cerne marrom amarelado, distinto do brancal (marrom muito pálido).

Considerações: também conhecido como Ipê-Champagne ou Ipê-Cumaru. Anéis de crescimento distintos, textura média, brilho ausente e cheiro imperceptível. Madeira resistente a fungo, insetos e brocas.  Ideal para uso em todos os ambientes externos, mesmo apresentando altos graus de variação de temperatura e umidade.

 

 

 

FlexDeck - ItaúbaITAÚBA         | Uso: Interno e Externo

Características Específicas: madeira muito pesada de cerne amarelo-oliváceo quando recém polido, cheiro ligeiramente adocicado, em condições adversas, é considerada de resistência muito alta ao ataque de organismos xilófagos.

Considerações: madeira de uso ideal para qualquer ambiente externo, apresentando grande resistência a intempéries. Sua tonalidade crua lhe dá aspecto levemente oleoso, muito estético em ambientes bem iluminados.

 

 

 

FlexDeck - JatobáJATOBÁ         | Uso: Interno e Externo

Características Específicas: madeira nobre dura e compacta de alta resistência. O cerne, que é a melhor parte da madeira, e o rajado que é a parte mais mole da madeira, textura média; cheiro imperceptível quando seca. Superfície pouco lustrosa e ligeiramente áspera.

Considerações: a madeira de jatobá pode ser usada na construção civil e em carpintaria e também para construções externas como obras hidráulicas, postes dormentes, cruzetas e esquadrias. É útil, ainda para folhas faqueadas decorativas, móveis, peças torneadas, carroçarias, vagões, engenhos e tonéis.

 

 

 

FlexDeck - GarapaGARAPA        | Uso: Interno

Características Específicas: madeira pesada de cor variando do bege-amarelado ou levemente rosado, até róseo-acastanhado, branco amarelado. Textura média, cheiro e gosto imperceptíveis. Resistência moderada ao apodrecimento e baixa resistência ao ataque de cupins de madeira seca.

Considerações: a Garapa é uma espécie de madeira que exige maior cuidado para manter sua qualidade e coloração, devendo ser realizado bom escoamento de água no local de instalação do piso a fim de evitar o contato prolongado ao longo dos anos que poderiam afetar a durabilidade do material.

 

 

FlexDeck - SucupiraSUCUPIRA      | Uso: Interno 

Características Específicas: cerne marrom-chocolate escuro apresenta faixas estreitas de marrom mais claro, resultado do aspecto fibroso característico. Textura média, brilho moderado, cheiro imperceptível. Madeira de alta durabilidade e resistente ao ataque de fungos e cupins da madeira seca.

Considerações: utilizamos a Sucupira, madeira de tonalidade mais escura, para uso em qualquer ambiente externo.

A variação da cor natural da madeira é devida à impregnação de diversas substâncias nas células e nas paredes celulares. A cor altera-se com o teor de umidade, normalmente escurecendo quando exposta ao meio ambiente, quando em contato com determinados metais ou quando atacada por certos fungos e bactérias. A cor das madeiras pode ser modificada artificialmente por meio de tinturas e descolorações.

A individualidade da madeira, possui fibras mescladas, que como o próprio nome diz, mescla, dando uma variação em sua tonalidade, não podendo ser considerados defeitos de fabricação, pois essas variações são pertinentes as fibras não tendo como controlá-las.